• Imagem: Secretário da Saúde Etiene Siquitelli Silva

SAÚDE DE RIBEIRÃO CORRENTE ENCERRA MUTIRÃO DE EXAMES

Mutirão de exames contratado em maio pela Prefeitura chega ao fim neste sábado (17)

O mutirão de exames contratado em maio pela administração municipal de Ribeirão Corrente (SP) junto à Santa Casa de Franca (SP) chega ao fim neste sábado (17). Os três últimos pacientes da lista de 51 nomes que estavam há dois anos esperando por um exame de ressonância magnética ou tomografia computadorizada serão atendidos no Hospital do Coração. “Agora é dar continuidade aos trabalhos para zerarmos a fila de espera por exames de ultrassom”, destacou o secretário municipal da Saúde da cidade, Etiene Siquitelli Silva.

Promessa de campanha do prefeito Miguel Serafim (PSDB), o mutirão começou a ser idealizado em janeiro. Serafim solicitou e Silva realizou um levantamento completo de toda a demanda da pasta de Saúde. Com os dados em mãos, a primeira medida colocada em pratica foi contratar a Santa Casa de Franca para realizar os procedimentos de ressonância e tomografia. “Foram 24 exames de tomografia computadorizada e agora o mutirão chega do fim com os últimos três exames de ressonância magnética de um total de 27. Esta fila termina”, disse o secretário de Saúde.

“Comparando com grandes centros, os números podem parecer um tanto baixo, mas para a realidade do nosso município é expressivo a quantidade de pessoas atendidas em um espaço de tempo relativamente pequeno”, lembrou o prefeito.

ULTRASSONS

E CIRURGIAS

Encerrado um mutirão, os trabalhos agora se voltam para outro: exames de ultrassom. Miguel Serafim já determinou a elaboração de estudos para viabilizar a contratação de empresa especializada neste tipo de procedimento. “Nosso objetivo é dar fim à fila com aproximadamente 200 pessoas este ano. E, ao contrário do primeiro mutirão, desta vez os pacientes serão atendidos em Ribeirão Corrente”, destacou o prefeito.

A terceira etapa do programa para colocar a Saúde da cidade “nos trilhos” como gosta de frisar Serafim, é erradicar a fila por cirurgias eletivas. O secretário da Saúde terá uma reunião na próxima terça-feira (20) com a direção do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Franca para tratar da questão. “A fila para cirurgias eletivas, a maioria da área ortopédica, não serão zeradas este ano por serem mais complicadas. Mas o prefeito está empenhado e trabalhando para que no máximo em um ano não haja nenhum tipo de fila de espera na saúde”, frisou Silva.