• Imagem: Censo agropecuário será realizado até março de 2018

PREFEITURA CRIARÁ COMISSÃO PARA AUXILIAR IBGE NO PRÓXIMO CENSO AGROPECUÁRIO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia em outubro as operações do 10º Censo Agropecuário. A Prefeitura de Ribeirão Corrente (SP), atendendo pedido da instituição, acerta os últimos detalhes para instalar na cidade a CMGE (Comissão Municipal de Geografia e Estatística). O grupo terá participação importante no censo agropecuário, auxiliando no levantamento com informações obtidas através de ações municipais e conhecimentos específicos.

Cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o País serão realizadas até março do próximo ano. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agropecuário serão divulgados pelo IBGE a partir de meados de 2018.

Em Ribeirão Corrente, assim que a CMGE estiver instalada, será realizada a primeira reunião com representantes do IBGE. Na oportunidade serão apresentadas informações gerais sobre o censo, dados sobre o município e ressaltada a importância da comissão para o sucesso dos trabalhos a serem realizados. A princípio serão realizadas três reuniões: no início do Censo, em Dezembro e ao termino dos trabalhos. Outros encontros extraordinários poderão ocorrer a pedido de algum dos membros.

A comissão tem como objetivo dar transparência às ações realizadas no município durante o censo, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar informações e engajar a população nos trabalhos de levantamento de dados. Ela será presidida por um representante do IBGE e composta por representantes dos poderes Executivo (Prefeitura), Legislativo (Câmara de Vereadores) e Judiciário, bem como entidades de classe, instituições públicas ou privadas e outros representantes da sociedade civil organizada.