MULHERES DE RIBEIRÃO CORRENTE ACIMA DE 50 ANOS VÃO REALIZAR MAMOGRAFIA SEM PEDIDO MÉDICO

A carreta do programa Mulheres de Peito, conhecida popularmente como carreta da mamografia por oferecer este exame gratuitamente, estará em Ribeirão Corrente (SP). O veículo, que permanecerá estacionado na Praça Santa Cruz no período de 30 de outubro a 4 de novembro (exceto dia 2 de novembro), oferece mamografia sem a necessidade do pedido médico para mulheres acima de 50 anos de idade. Pacientes das outras faixas etárias também poderão receber atendimento, desde que tenham pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

O programa de iniciativa do Governo do Estado chega na cidade após a Prefeitura de Ribeirão Corrente, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmar convênio com a Secretaria de Estado da Saúde. Ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia é o objetivo do programa.

A unidade móvel que estará na Praça Santa Cruz conta com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. A carreta tem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o SEDI (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

As interessadas em realizar os exames deverão procurar o PSF (Programa de Saúde da Família) junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) até o próximo dia 27 de outubro. As mulheres com mais de 50 anos poderão agendar a data do exame apresentando somente RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). As demais, além do RG e do cartão do SUS, deverão apresentar o pedido médico.