AÇÃO INTERSECRETARIAS TRAZ ATIVIDADES DA PREFEITURA EM PROL DA SAÚDE MENTAL
Produzido em parceria.
No mês da Prevenção ao Suicídio, saúde mental é tema obrigatório nos serviços de saúde, em casa, com a família, nas redes sociais e com amigos.
O último 10 de setembro foi alusivo ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, reforçando que o alerta sobre sinais que levam as pessoas a tirar a própria vida devem durar o ano todo. O suicídio é uma ocorrência complexa influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Já o Ministério da Saúde apontou que os adolescentes foram os que mais morreram por suicídio no país, passando de 606 mortes em 2010 para 1.022 em 2019, uma alta de 81% no período.
Para as psicólogas Fernanda Barcelos e Gabrieli Barbosa, do Programa Estratégia Saúde da Família de Ribeirão Corrente, as doenças mentais tem aumentado significativamente nos últimos anos na cidade, o que pode ser incluso transtornos de ansiedade, depressão, transtornos alimentares, de personalidade, psicóticos, entre outros. O Sistema Municipal de Saúde (SIS-Saúde) vem intensificando os cuidados e atenção com a saúde mental com ações voltadas para sua promoção e atendimentos individuais e em grupos.
No próximo dia 28 a Prefeitura de Ribeirão Corrente realizará uma ação envolvendo todos os departamentos e secretarias. O intuito da atividade, que será realizada das 8h30 às 11h30 no Quiosque dos Jogos na Praça Santa Cruz – Sebastião Carlos de Figueiredo, é levar para a comunidade o maior número de informações acerca das ações realizadas pelas secretarias em prol da saúde mental. Haverá ainda a distribuição de pipoca e a participação de alguns dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários